Notícias

AIDS avança em Minas e população jovem é a principal preocupação

Por Aline Campolina/Itatiaia, 02/12/2019 às 09:09
atualizado em: 02/12/2019 às 09:10

Texto:

Foto: Agência Brasil
Agência Brasil

O aumento gradativo e ininterrupto dos casos de AIDS nos últimos anos levanta um alerta à população. Em Minas, dados do Governo mostram o crescimento no número de diagnósticos desde 2010 até 2018, passando de 2.769 casos para 5.236. E os registros se concentram 76% na população jovem, de pessoas entre 20 e 34 anos.

Na Semana Mundial de Combate a AIDS, a Secretaria de Saúde de Minas chama atenção para a redução do uso de camisinha e outros elementos que levam para esse cenário. Segundo Mayara Marques, coordenadora de IST/AIDS e Hepatites Virais do Estado, o crescimento dos casos pode ser explicado devido o aumento dos locais para diagnósticos. “Hoje a gente tem o diagnóstico disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e, além disso, também tem o diagnóstico por meio do teste rápido que pode ser comprado pelo indivíduo nas farmácias”, explica a especialista. 

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, outros fatores que também devem ser levado em conta é a variabilidade de parceiros sexuais e a diminuição do uso do preservativo, que interfere diretamente na questão das infecções sexualmente transmissíveis, entre elas o HIV.

Apesar de não ser a maioria, os casos em idosos também vem crescendo muito. Mayara Marques afirma que isso se deve ao “envelhecimento populacional e também a questão das medicações referentes à vida sexual deles. Então é importante que tenha um trabalho preventivo, de promoção com essa população”, diz.

O principal desafio, segundo a especialista, é falar sobre sexo. “O sexo ainda é um tabu e acaba influenciando negativamente sobre os dados. Outra questão são as pessoas se sensibilizarem quanto o uso do preservativo. A eficácia é muito alta, é um método barato e disponível no Sistema Único de Saúde (SUS)”, explica.

De acordo com o Ministério da Saúde, 135 mil pessoas no Brasil convivem com o vírus HIV e não sabem. Até o fim do ano, o governo estima que serão distribuídos 462 milhões de preservativos.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    ⚽️O atleta chegou ao Galo em junho do ano passado, contratado junto ao Guaraní, do Paraguai, mas não rendeu. #Itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    O balanço da prefeitura da capital ainda aponta que 26.440 foram diagnosticadas com o novo coronavírus na cidade até agora. #Itatiaia

    Acessar Link