Notícias

Campanha Dezembro Laranja marca último mês do ano com conscientização ao câncer de pele

Por Aline Campolina/Itatiaia, 06/12/2019 às 10:41

Texto:

O último mês do ano é representado pela cor laranja, que faz uma referência à campanha de conscientização do câncer de pele. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2018 foram mais de 165 mil novos casos da doença não melanoma no Brasil, sendo 85. 170 em homens e 80.140 em mulheres.

A campanha Dezembro Laranja faz um alerta à população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de pele, uma vez que, de acordo com o INCA, é o tipo da doença mais frequente no Brasil e no mundo. Ele ocorre quando as células da pele se multiplicam sem controle.

Para Lucas Miranda, dermatologista, quanto mais precoce for feito o diagnóstico do tumor, maiores são as chances de cura por completo. “Ele é um câncer completamente curável apenas com cirurgia. Então é muito importante que este diagnóstico seja feito o mais breve possível”, afirma o médico.

A exposição excessiva ao sol é o principal fator causador do câncer de pele. Os sinais da doença no corpo são pintas pigmentadas, lesões na pele de aparência elevada ou machucados que não cicatrizam. O dermatologista explica que “qualquer lesão nova ou ferida que não cicatriza é um sinal de alerta e isso deve ser motivo para procurar um médico”.

Ainda de acordo com o especialista, a faixa etária mais acometida pela doença é a terceira idade devido a carga de exposição ao sol muito alta. A prevenção é se expor ao sol com moderação. “O uso de protetor solar - com fator adequado para cada tipo de pele -, bonés e chapéus, roupas com proteção solar, evitar exposição solar direta entre 10h e 15h, ajudam a prevenir o câncer de pele”, afirma Lucas Miranda.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Agora, são 123 mortos e 3.387 pessoas confirmadas com a covid-19 no município. #Itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    🙌Ore e compartilhe a oração desta terça-feira! Deus é contigo! #Itatiaia

    Acessar Link